top of page

O GPMACO foi criado em 2004 atuando em parceria com outros grupos de pesquisa e nos Programas de Pós-Graduação da Renorbio, PGAGRI, Neren e Biotecnologia da Universidade Federal de Sergipe. Os vários projetos desenvolvidos pelo grupo GPMACO geram trabalhos que visam desenvolver pesquisas em espécies medicinais, aromáticas, condimentares, hortaliças e plantas fornecedores de matéria-prima para biocombustíveis, considerando as particularidades regionais e os aspectos ecológicos, econômicos e sociais envolvidos. O GPMACO também possui parceria com outras universidades brasileiras, departamentos de desenvolvimento agropecuário e associações de produtores rurais. Atualmente as pesquisas do GPMACO são nas linhas de pesquisas de Melhoramento Vegetal, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, Cultura de Tecidos Vegetais, Plantas fornecedoras de matéria-prima para biocombustíveis e Conservação e Utilização de Recursos Genéticos.

1. Melhoramento Vegetal

 

Em decorrência dos problemas da sociedade, falta de disponibilidade de cultivares e de melhor entendimento do controle génético de caracteres de interesse, o GPMACO vêm desenvolvendo cultivares de plantas medicinais e aromáticas com alto(s) teor(es) de princípio(s) ativo(s), identificação de materiais promissores para a produção de biocombustíveis como também estudando o controle genético de caracteres de interesse. Para isso, contamos com Laboratórios, Fazenda experimental e casas de vegetação para o desenvolvimento de nossos estudos. Várias técnicas são utilizadas para a melhor identificação de materiais promissores como o Melhoramento convencional e a biotecnologia. 

2. Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

 

A utilização de espécies medicinais, aromáticas e condimentares esbarra na dificuldade de obtençção de matéria-prima, na quantidade e qualidade necessária, para a produção dos mesmos. A solução proposta para a obtenção da matéria prima é o cultivo comercial e sustentável das espécies de interesse. Com isso, o GPMACO visa desenvolver tecnologia agrícola para espécies medicinais, aromáticas e condimentares com interesse econômico e social, realizado estudos de caracterização, fenológicos e de domesticação de espécies de interesse. 

3. Cultura de Tecidos Vegetais

 

A biotecnologia está cada vez mais aprimorando as formas de conservação e a propagação de diversas espécies. Por isso, o GPMAGO em parceria com o Laboratório de Cultura de Tecidos da UFS vêm desenvolvendo protocolos para micropropagação e conservação "in vitro" de recursos genéticos de plantas medicinais e aromáticas e plantas fornecedoras de matéria prima para biocombustíveis. 

4. Plantas fornecedoras de matéria prima para biocombustíveis

 

A utilização de fontes de energias renováveis que sejam produzidas de forma ecológica com retorno econômico e social tem sido cada vez mais valorizadas pela sociedade. Com isso, houve um aumentando na demanda por esse tipo de energia. Diversas plantas têm potencial para a produção de biocombustíveis. Assim, o GPMAGO vêm estudando a batata-doce como materia-prima para a produção de etanol, identificando clones mais adaptados para o Estado de Sergipe e desenvolvendo protocolos para a micropropagação e conservação "in vitro" dessa espécie. 

5. Conservação e Utilização de Recursos Genéticos

 

Além dos estudos já mencionados, o GPMACO também realiza estudos para a melhor conservação dos seus recursos genéticos e como melhor ultilza-los em pró da ciência e da sociedade. Com isso, realizamos diversos estudos para conservação de germoplasma de plantas medicinais e aromáticas e plantas fornecedoras de matéria-prima para biocombustíveis, realizando coletas, identificação, caracterização de germoplasma como também montagem e manunteção de bancos de germoplasmas no intúito de desenvolver tecnologias para a produção sustentável de plantas medicinais e aromáticas  e plantas fornecedores de matéria-prima para biocombustíveis.   

6. Formação

 

Outro objetivo do GPMACO é a formação de cientistas, assim contribuindo para o aprimoramento e produção de recursos humano qualificado. Continuamente o grupo recebe pesquisadores, alunos, bolsista de graduação, mestrado e doutorado da UFS como também de outras Universidades.   

7. Pós-Graduação

 

O GPMACO têm parcerias com Programas de Pós-Graduação da UFS de Agroecossistemas, Agricultura e Biodiversidade e de Biotecnologia, bem como de outras universidades federais. Os estudos relacionados tentam agrupar as potencialidades locais, regionais e nacionais, com o objetivo de adquirir e desenvolver a competência, formação e experiência diversificada para compreender, refletir e atuar em processos científicos e tecnológicos, estimulando a pesquisa e extensão.   

bottom of page